O período mais frio do ano é ideal para podar o jardim. Dessa maneira, você garantirá a saúde das plantas para as estações seguintes. Confira algumas dicas para deixá-lo sempre bonito.
No frio as plantas precisam de cuidados para que resistam a pragas, doenças e a maior umidade de algumas regiões, em virtude das chuvas. Segundo a especialista em arranjos florais, Léo Mendes, a estação é ideal para podas que permitam maior aeração e entrada de luz entre os galhos das árvores e roseirais. Galhos secos ou mal formados também podem ser retirados na limpeza, sem prejuízo à espécie. Para a execução do trabalho, Léo diz que uma tesoura apropriada de poda, bem afiada para não mascar os galhos e prejudicar a planta, é indispensável. Segundo o gerente de marketing da Bellota, Giulliano Chinchio, a empresa conta com mais de 20 modelos diferentes de tesouras para poda e colheita.
Os cortes dos galhos devem ser feitos na diagonal para evitar a umidade em excesso. As plantas ficam mais susceptíveis ao contato com bactérias e fungos nesse período, principalmente se a umidade do ar for alta. Por isso, recomenda-se que os galhos sejam protegidos por algum tipo de selante, comercializado em lojas especializadas.
Faça as regas na parte da manhã, até às 11horas. Isso porque, se feita à tarde, pode fazer com que a planta retenha muita água, favorecendo o apodrecimento das raízes ou, dependendo do frio, de seu congelamento.
amo anatureza de forma dirigida com cência de conhecimentos e praticas pesquisadas.