Quem consegue pensar em Natal sem lembrar-se da famosa árvore de Natal em formato de cone? Pois é o famoso pinheiro que recebe os enfeites, bolas e luzes natalinas para enfeitar esta época de final de ano. Para isso, é preciso cuidar bem desta planta e garantir uma ótima decoração.
Para quem possui um pinheiro em casa, deve sempre mantê-lo bonito antes e depois das festividades para que possa enfeitá-lo para o Natal e também deixá-lo em harmonia com a casa durante o restante do ano.
Se você já possui um pinheiro no jardim, verifique se os galhos estão fortes o suficiente para aguentar os adornos. Tome cuidado também para não exagerar na quantidade de enfeites e deixá-lo muito pesado, pois isto prejudica a planta e deixa os galhos caídos, com aparência ruim. O ideal é achar o peso ideal para que o pinheiro fique enfeitado e não o machuque.
As instalações elétricas também merecem destaque quando o assunto é tomar cuidado com seu pinheiro, pois a planta suporta até 20º de temperatura e mais que isso pode provocar acidentes e feri-la.
No caso de não ter um pinheiro em casa e estiver pensando em comprá-lo, cuidado com a remoção e transporte do mesmo para que não morra no caminho, já que é uma planta muito sensível. Além de ficar no prejuízo de pagar pela árvore, você ficará sem enfeite para o Natal.
Para cuidar do pinheiro, a irrigação deve ser feita duas vezes por semana, sem encharcá-lo, deixando a terra sempre úmida de maneira uniforme. O sol também é de extrema importância para o crescimento da árvores.
Quando plantado em um vaso, o pinheiro deve ter cerca de 80 centímetros de profundidade, mas diretamente na terra, tudo vai variar do tamanho que desejar ter o seu.
Seguindo estas dicas simples, é possível ter um pinheiro enfeitado para o Natal deste e dos próximos anos!