Alvenaria paginada

Alvenaria paginada
maio 19 09:53 2011 Imprimir Este artigo

Você sabe o que é alvenaria paginada? Mais econômica, ela determina quantidade, resistência e tamanho dos blocos a serem utilizados no projeto da construção.

 

 

Uma cena bem comum em diversas obras é a do pedreiro cortando o tijolo para ajustar ao tamanho necessário no levantamento da parede. Além de desperdiçar, isso gera entulho e deixa o canteiro de obras mais propício a acidentes de trabalho. Pensando nisso, Rodrigo de Castro Morais, diretor de produção e engenharia  da Construtora Carrara, utiliza a alvenaria paginada. O cálculo é feito por meio de um sistema que, no caso da Carrara, é operado pela arquiteta Priscila Moreira, da P&B Arquitetura.
Utilizando esse método, a economia é certa, pelo fato de usar apenas o que será preciso. A redução dos custos pode chegar a 30%. “As compras são realizadas com base na quantidade certa de tijolos necessários para uma obra em específico”, ressalta Rodrigo.
A arquiteta Priscila Moreira enumera três vantagens oferecidas pelo sistema de paginação de alvenaria: “Maior planejamento, maior velocidade de execução e redução do desperdício de materiais”, enumera Priscila. “Além disso, a alvenaria paginada gera maior rentabilidade, pois além de não haver desperdício de materiais, as compras são feitas baseadas na quantidade certa de tijolos. Sem falar que, utilizando esse método, pode-se trabalhar com um número menor de profissionais na obra, o que é ótimo, já que existe uma carência de mão de obra no setor”, completa Rodrigo.  ,
O reflexo chega até ao acabamento. “A parede planejada e bem executada facilita a instalação dos revestimentos e permite economia de materiais, pois não será necessária camada de regularização para colocação”, explica Priscila.
A arquiteta também revela que os resultados estéticos podem superar os do modo de construção convencional. “As paredes paginadas possuem um resultado estético melhor do que as feitas com tijolos comuns, pois não precisam de reboco para ficar alinhadas”, explica.
A sustentabilidade na construção civil é um desafio que vem sendo colocado às empresas do ramo. A Construtora Carrara busca constantemente técnicas com o melhor custo benefício para o cliente e que sejam ecologicamente corretas. Desta forma, contribui para a qualidade de vida da comunidade em que está inserida. E a alvenaria paginada é resultado dessa busca. “Com a previsão de todo o material que será utilizado, não há geração de entulho, sendo desnecessário o transporte de materiais de descarte”, finaliza Rodrigo.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. Sebastião Silvano Santos
    janeiro 11, 14:04 #1 Sebastião Silvano Santos

    Não deu muitos detalhes desse processo, mas a ideia é interessante.
    Resta a dúvida se os ganhos chegariam de fato a 30%.

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.