FGMF Assina projeto do escritório Jal Empreendimentos

FGMF Assina projeto do escritório Jal Empreendimentos
agosto 24 16:16 2012 Imprimir Este artigo

Projeto é um dos finalistas do prêmio “O Melhor da Arquitetura” deste ano, na categoria Edifícios Comerciais ou de Escritórios – Até 4 pavimentos ou 500 m².

Concebido a partir de premissas simples, como a de fugir do tradicional escritório selado e condicionado, o FGMF Arquitetos assina o projeto do JAL Empreendimentos. Com atuação no mercado industrial desde 1945, há quase duas décadas o grupo ampliou sua área de atuação para o setor imobiliário fundando a JAL Empreendimentos, em 1993. O novo escritório, inaugurado em 2011 em São Paulo, é um espaço integrado e funcional. O projeto é um dos finalistas do prêmio “O Melhor da Arquitetura” deste ano, na categoria Edifícios Comerciais ou de Escritórios – Até 4 pavimentos ou 500 m².

O trio de arquitetos e sócios do FGMF, Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, projetou um pequeno galpão em estrutura metálica simples, que contribuiu com a rapidez na montagem da obra. O formato de “C” em planta permitiu que todos os espaços ficassem voltados para um pequeno pátio interno, propício para reuniões ao ar livre ou mesmo como uma área de relaxamento para os usuários. O fato de os ambientes se voltarem para esse pátio interno permite ainda que todos se enxerguem através das superfícies envidraçadas, outra premissa já sinalizada pelo cliente desde o pré-projeto.

Já a ligação entre as salas se dá através de um espaço misto de circulação com área de trabalho, com pé direito duplo, em que uma grande estante organiza todos os documentos e arquivos do escritório. Neste mesmo local, no primeiro pavimento, uma estreita passarela metálica, sustentada por tirantes ligados à cobertura faz a ligação dos espaços e o usuário que por ali circula observa a estante, o pátio interno e a área de trabalho abaixo. O pé direito duplo também facilita a ventilação de todo o espaço do escritório e propicia um efeito chaminé.

As vedações laterais para os vizinhos geminados são em alvenaria, enquanto praticamente todo o restante da vedação é feito com caixilhos de alumínio. A maior parte desses caixilhos é composta por venezianas de vidro, o que permite aberturas que formarão um ritmo variável ao ambiente conforme a temperatura externa.

Um projeto simples e claro: uma vez que o visitante adentra o JAL Empreendimentos, consegue visualizar a organização e entender quase todos os espaços, ainda que separados pelo jardim central. A iluminação e ventilação são generosas apesar de facilmente controladas, resultando em um espaço de trabalho prático e adequado para uma pequena empresa.

Para votar no projeto: http://abr-casa.com.br/premio/2012/ate-4-pavimentos.php

Crédito fotos: Fran Parente

SOBRE O FGMF ARQUITETOS
Localizado em São Paulo (Brasil), na Vila Madalena, o escritório do trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz foi fundado há 13 anos e, em 2009, a revista britânica Wallpaper*, considerada a principal publicação mundial da área de tendências e design, destacou o FGMF no seu Architects Directory.

O diretório trouxe a relação dos 30 jovens escritórios de arquitetura considerados pela Wallpaper* como os mais promissores e vanguardistas do mundo, sendo o FGMF o primeiro e único escritório brasileiro no diretório. No Brasil, já ganharam diversos prêmios em projetos que vão desde residenciais e institucionais a urbanismo, de instituições renomadas como Instituto de Arquitetos do Brasil, Prefeitura de São Paulo e Editora Abril, entre outros.

Internacionalmente, tiveram seus projetos publicados em países como Estados Unidos, Alemanha, China, Itália, Índia, Coréia e Espanha. Em 2009, representaram o Brasil na 1ª Bienal de Arquitetura Latino-Americana, realizada em Pamplona, e venceram, na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, o segundo prêmio de Melhor Projeto Concluído.

Em 2011, conquistou outros dois prêmios internacionais, um deles o Chicago Atheneum Award e o outro o Dedalo Minosse, na Itália. E, em 2012, a Casa 4×30 (projeto residencial assinado pelo FGMF e pela CR2Arquitetura) foi escolhida para figurar entre as 26 obras da Bienal Iberoamericana de Arquitetura em Cádiz, na Espanha. É um dos três projetos que representam o Brasil. Seus projetos permeiam a arquitetura contemporânea, sem restrições quanto ao uso de materiais e técnicas. O objetivo é partir do zero a cada novo projeto, fazendo uso do desenho como instrumento de pesquisa sobre o objeto e a cidade.

Site: www.fgmf.com.br

  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.