Decoração, NOVAS PEÇAS DA CRISTAIS SÃO MARCOS LEVAM O PÚBLICO A UM PASSEIO PELO ORIENTE

janeiro 27 18:53 2009 Imprimir Este artigo

Decoração, NOVAS PEÇAS DA CRISTAIS SÃO MARCOS LEVAM O PÚBLICO A UM PASSEIO PELO ORIENTE. Cristais do tipo Murano misturam história, cores, emoções e formatos originais que colocam
a empresa mineira em sintonia com a “onda oriental” que toma conta do país.

Pioneira no Brasil na fabricação de cristais do tipo Murano, a Cristais São Marcos se notabiliza pela criatividade e exclusividade de cores e formas empregadas em suas criações. Comandada pelos irmãos e mestres-vidreiros Antonio Carlos e Paulo Molinari, a empresa apresenta quatro novos conjuntos, entre vasos e garrafas, que trazem requinte e luxo a qualquer ambiente, de uma forma contemporânea e cheia de mistério. Na esteira do sucesso oriental que toma conta do Brasil, a cuidadosa fabricação das peças fez surgir combinações diferenciadas, em tons e temas comuns àquele lado do planeta.

A dupla de garrafas 9004-9005 aparece de maneira soberana, envolta por um ar misterioso que se forma graças ao “véu” estilo indiano que cobre, de cima a baixo, a peça. Os traços em tons terrosos, amarelos e laranjas, parecem soltos sobre o preto que forma a base dos cristais. O fundo transparente e o formato clássico se opõem ao moderno corte diagonal que surge nos bocais.

Os vasos 9006-9007, da mesma linha, têm a atualidade como diretriz, vista no formato ovalado do corpo e dos bocais, que lembram o contorno de uma colher. A principal cor da peça é a preta, que recebe uma mistura de traços vermelhos, laranjas, amarelos e terrosos que, juntos, revelam uma enorme gota no interior dos modelos. Estes vasos também apresentam fundo transparente.

Outra dupla de garrafas, 9002-9003, traz como decoração o fogo cuspido pelo “dragão chinês”, figura mitológica na China que simboliza a sabedoria e o Império do país. As peças apresentam estilo tradicional, visto nos formatos, no bocal e no fundo transparente. O preto dá o tom e, juntamente com os traços vermelhos encontrados na parte inferior, criam algo que se inflama dentro do vidro.

Já o par 9000-9001 de garrafas tem o gargalo como destaque, que aparece levemente curvado e incrustado com uma espiral transparente. A cor predominante também é a preta, que recebe um “cinturão” vermelho no meio das peças e o transparente no fundo.

A busca pelo inusitado e o acabamento inigualável tornam os cristais de Murano vistosos e exuberantes, tanto em suas formas como em suas cores. São modelos imponentes que enaltecem a decoração em todos os tipos de ambientes. Assim são as peças da Cristais São Marcos: instigantes, intrigantes e ricas em originalidade.

História do vidro Murano

A descoberta do vidro é atribuída aos navegadores fenícios quando eles ascenderam suas fogueiras às margens do Rio Belus e o calor fundiu a areia da praia com pedaços de natrão (carbonato de sódio natural, que eles usavam para tingir lã) que foram usados como apoio para esquentar os cozidos. O que se sabe ao certo é que sírios, fenícios e babilônios já trabalhavam com vidro há 4.000 a.C.

Porém, a aplicação do vidro como recipiente para armazenamento surgiu por volta de 1.500 a.C com os egípcios, que usaram o material como embalagem para cosméticos. O uso cotidiano se deu em 100 a.C. com a invenção do tubo de sopro pelos fenícios (novamente) e a massificação dos objetos cristalinos pelo Império Romano nesta mesma época.

Durante a Idade Média, Veneza passou a ser o centro de desenvolvimento do vidro, ganhando tal importância econômica que o Estado italiano chegou a proibir artesões estrangeiros na cidade e, posteriormente, transferiu toda a produção vidreira para a Ilha de Murano, em 1291. O objetivo era manter em segredo as fórmulas e técnicas secretas, transmitidas apenas de pai para filho.

No Brasil, a arte italiana teve origem com a chegada do italiano Aldo Bonara em Poços de Caldas/MG, na década de 50, que utilizou a estrutura de uma fábrica de vidro desativada para criar as primeiras peças nacionais no estilo Murano. Foi nesta mesma época que a família Molinari teve contato com a arte italiana.

Ainda muito jovens, Antonio Carlos (11) e Paulo (8) Molinari passaram por todos os setores da fábrica e logo começaram a produzir pequenos bichinhos e peças simples, consagrando-se como sucessores do mestre italiano e os primeiros mestres-vidreiros brasileiros.

Com o ensinamento “secreto” da arte do Murano e a ajuda de familiares, eles fundaram a primeira empresa nacional, a Cristais São Marcos (1962), que hoje goza do status de referência em vidro artesanais de Murano e maior fabricante deste tipo de artefato na América Latina, produzindo seis toneladas de produto acabado por dia.

O renome mundial foi conquistado em 2007, quando foram exportados quase 3 mil peças da Cristais São Marcos para a Itália. Além do berço mundial do Murano, a empresa exporta seus produtos para mais 26 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bahrain, Bolívia, Canadá, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Israel, Japão, Panamá, Paraguai, Portugal, Suíça, U.S.A., Uruguai e Venezuela.

SAC: 0800 35 36 00
www.cristaissaomarcos.com.br

fonte: RALCOH ASSESSORIA & ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

  Tags desta publicação:
  Categorias:
Mix
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

11 Comentários

  1. Edislamar Martins
    fevereiro 20, 14:40 #1 Edislamar Martins

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se a loja ou a fabrica de vcs vai
    abrir no dia 1 – 2 e 3 de maio pois farei um passeio
    á Posços de Casdas e gostaria de conheçe-la.
    obrigado.

    Responder este comentário
  2. Tereza Domenich
    março 01, 15:07 #2 Tereza Domenich

    Já conheço muitas peças de criação dos Cristais São Marcos, são lindos, fiquei apaixonada por todas as peças, que são de muito bom gosto e qualidade. Gostaria de saber os horarios de atendimento das lojas em Poços de Caldas se funcionam de fim de semana pois estou pensando em sair de São Paulo para fazer uma visita em um fim de semana.Agradeço,e parabenizo pela arte que produzem.Tereza.

    Responder este comentário
  3. l.pavanelli
    março 03, 18:39 #3 l.pavanelli Autor

    Olá Tereza,

    Fala diretamente com eles no fone SAC: 0800 35 36 00 ou no site, http://www.cristaissaomarcos.com.br, assim não tem erro.

    Abs.

    Responder este comentário
  4. isabel
    junho 04, 13:21 #4 isabel

    OLA SOU DE PORTUGAL ESTOU APAIXONADA PELOS VOSSOS VIDROS ECRISTAIS QUERO SABER COMO POSSO COMPRAR ESTANDO EU EM LISBOA AGUARDO UMA RESPOSTA

    Responder este comentário
  5. isabel
    julho 22, 09:06 #5 isabel

    ola estou em portugal gostaria de comprar o vosso artigo como fazer aguardo uma resposta 0351932043581 obrigada

    Responder este comentário
  6. isabel pascoal
    julho 22, 09:08 #6 isabel pascoal

    ola como posso comprar o vosso artigo se estou em potugal estou enteresada em muitas pecas aguardo uma respost0351932043581

    Responder este comentário
  7. Leonilda B. Paolillo
    setembro 23, 16:10 #7 Leonilda B. Paolillo

    Estive em Poços de Caldas e gostei muito de uma peça de murano, que tem um pequeno pedestal, redonda, para mesa de jantar. Na oportunidade não consegui adquiri-la, pois , não estava de carro. GostariA de saber se voces enviam a peça, pois moro em São Paulo. Aí em Poços o preço é de 161,00 Reais. Voces podem mandar um catálogo para escolhjer a peça? Obrigada.

    Responder este comentário
  8. Leonilda B. Paolillo
    setembro 23, 16:21 #8 Leonilda B. Paolillo

    Estive em Poços de Caldas na semana passada e fiquei apaixonada por uma peça redonda, com um pequeno pedestal,na cor laranja. Não pude adquiri-la pois não estava de carro. Gostaria de saber se é possível encomendar a voces e enviarem para São Paulo. Essa peça é na cor laranja e estava na vitrine da loja da praça principal e custa 161,00 reais. É possível enviar o catálogo para encomendar a peça?

    São Paulo, 23 de setembro de 2009

    Responder este comentário
  9. mario miguel filho
    outubro 28, 17:06 #9 mario miguel filho

    gostaria de receber um catálogo de seus produtos pois é intençao adquiri-los(com preços) agradecido mario

    Responder este comentário
  10. Neusa Aparecida Tasso Ortega
    outubro 22, 17:18 #10 Neusa Aparecida Tasso Ortega

    Boa Tarde!!!
    Gostaria de saber como poderia ver o produto de voces, via in ternete ou catálogo.

    Obrigada. Aguardo resposta.

    Responder este comentário
  11. Rosangela de Brito
    outubro 22, 00:08 #11 Rosangela de Brito

    Boa noite como eu posso compra cristais de decorações para minha casa gostaria que enviasse os preços

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.