quinta-feira, agosto 11, 2022
InícioAmbientesBanheirosComo otimizar o projeto de banheiros pequenos

Como otimizar o projeto de banheiros pequenos

Profunda conhecedora do cômodo brasileiro, Celite traz dicas de como otimizar o projeto de banheiros pequenos

Foi-se o tempo em que majoritariamente os empreendimentos residenciais eram marcados por projetos de metragens maiores. Em uma otimização do mercado imobiliário, as plantas baixas estão mais enxutas e com um novo panorama: a valorização da área social em detrimento da ala íntima. Com isso, os banheiros perderam uma considerável área útil, tornando a execução do layout um desafio. Como deixá-lo um cômodo relaxante e confortável, apesar da área reduzida?

Todavia, para a Celite, marca que democratiza soluções por meio de produtos para banheiros e que entende o mercado brasileiro, esse não é um cenário limitante. Pelo contrário! Em suas oito décadas de história, trabalha para acompanhar os desdobramentos da arquitetura e oferecer um portfólio adequado com as tendências e a realidade.

E por onde começar? Quais atributos contribuem para a percepção de um banheiro mais amplo e completo? Pensando em facilitar a rotina dos usuários, a Celite preparou um roteiro com dicas e produtos que inspiram os consumidores a produzirem um ambiente contemporâneo e muito bonito. Acompanhe:

Aposte em cores neutras

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-15Além da tão esperada percepção de amplitude, tonalidades claras transmitem calma e tranquilidade no ambiente. Neste espaço, a bacia Smart e a cuba Basic, na cor Castanha, são as protagonistas no ambiente, que foi posicionada em um móvel de madeira.

Apesar das tendências contemporâneas prestigiarem a presença de tons mais fortes e um mix do colorido nos banheiros, uma premissa nunca mudará: a combinação neutra ou com tonalidades mais claras – incluindo o tom beige e o clássico branco –, sempre será uma aliada para transmitir sensação de um ambiente maior, quando tudo é pequenino. Assim, investir em estratégias que contribuem para essa abrangência, desde o revestimento aplicado no piso e nas paredes, bem como as louças sanitárias e móveis, é um caminho acertado.

Mobiliário: um aliado para o armazenamento

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-2Ambiente com gabinete Basic com cuba de apoio quadrada apoio Basic Q6 | Foto: Divulgação

No projeto residencial, o banheiro também é onde guardamos um volume expressivo de itens. Produtos de beleza, de higiene pessoal e do próprio ambiente, além de artigos complementares do usuário, precisam contar com um gabinete prático e condizente com o tamanho e a decoração do banheiro para que o usuário disponha da máxima organização.

Com uma trena em mãos para o levantamento das medidas – afinal, a boa ergonomia é importante para não prejudicar o uso da peça –, o próximo passo é conhecer as opções de gabinetes compactos acompanhados pela louça sanitária, um atributo que assegura durabilidade e facilidade na higienização diária.

*Dica 1 da Celite: Há quem goste de ter seus itens de uso diário expostos na bancada. Mas em banheiros pequenos, a melhor alternativa é conceber a disposição dentro dos armários!

*Dica 2 da Celite: Móveis suspensos e afastados do piso, conforme o portfólio da marca, colaboram para alcançar a sensação de amplitude;

*Dica 3 da Celite: Aproveitar, ao máximo, todos os espaços. Para acrescer, armários altos, posicionados na vertical, são de relevante ajuda.

Sugestões de produtos gabinetes para banheiros super estreitos

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-1Com apenas 41 cm de largura e 34cm de profundidade, o Gabinete Like apresenta 1 porta e é acompanhado por uma prateleira para complementar espaço de armazenamento e espelho que evita a oxidação. Disponível nas cores Carvalho, Wengue e branco | Foto: Divulgação Celite

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-3Com 40 cm de largura por 22 cm de profundidade, o Kit Saveiro é composto por gabinete de duas portas com lavatório e espelho. Perfeito para espaços reduzidos, apresenta fácil instalação. Disponível nas cores Branco e Wengue | Foto: Divulgação Celite

Sugestão para ambiente com um pouquinho mais de espaço

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-4Linha Basic, com 60 de largura por 38 de profundidade, oferece mais espaço: 1 porta, 2 gavetas pequenas e 1 gavetão que compreende toda a peça. Acompanha cuba de apoio quadrada Q6 e metal de bica alta. Disponível nas cores Branco e Wengue | Foto: Divulgação Celite

Combinação entre as peças de louças sanitárias

O projeto em si deve ser trabalhado com a ideia da unidade. Desenhos modernos, com dimensões adequadas aos banheiros de metragem reduzida, estão no radar de Celite, que oferece modelos compactos e práticos para a utilização no dia a dia do cliente.

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-5No portfólio, a bacia VIP se evidencia como a menor bacia do mercado, com apenas 58cm de profundidade e 36,6cm de largura. Aclamada, o desenvolvimento da peça combina modernidade, tecnologia, dimensões compactas e funcionalidade. Além das dimensões, a VIP ainda traz o recurso da Descarga Ecoflush® (3/6 L), tecnologia que permite uma economia de até 60% em relação aos sistemas tradicionais o Assento SoftClose® responsável por proporcionar um fechamento suave da tampa | Foto: Divulgação Celite

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-6Cuba de Semiencaixe Q2 é uma boa solução para banheiros com pouca profundidade de bancada. Disponível na cor Branco Brilho, Branco Matte, Castanha, Pergamon, Metrópole, Noite | Foto: Divulgação Celite

As cubas também desempenham um papel importante na criação do banheiro, pois permite não só uma harmonia estética, mas espaço na bancada para ter uma área livre para apoiar adornos, toalhas e itens do dia a dia.

As cubas da Celite dispõem de uma variedade de tamanhos pequenos (*altura x largura x profundidade):

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-7
Cuba de Apoio Q6: 13,5 x 35 x 35 cm*

Disponível nas cores Branco e Wengue | Foto: Divulgação Celite

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-8
Cuba de Apoio QR1: 13, x 35 x 35 cm*

Disponível na cor Branco brilho | Foto: Divulgação Celite

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-9
Cuba de Apoio Redonda sem Mesa R1: 13,5 x 35 x 35cm*

Disponível nas cores: Branco Brilho, Branco Matte, Pergamon, Castanha, Metrópole, Noite e Preto | Foto: Divulgação Celite

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-10
Cuba de Apoio Quadrada D2: 12 x 38 x 38 cm*

Disponível na cor Branco Brilho, Branco Matte, Castanha, Metrópole, Noite | Foto: Divulgação Celite

Espelhos para aumentar a percepção de tamanho

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-11Em ambientes pequenos, o espelho eleva a ideia de extensão | Foto: Divulgação Celite

Além de essenciais para atividades realizadas no ambiente, a capacidade de refletir a luz e despertar a ideia de amplitude por conta da expansão do campo de visão são pontos mais que fundamentais para ter um espelho no banheiro.

Caso a estrutura do cômodo permita, colocá-los em frente à janela ou da porta de entrada é um artifício interessante para gerar iluminação natural. Outra possibilidade é instalar o espelho no sentido horizontal, de ponta a ponta de alguma parede, ou uma peça de tamanho significativo acima do gabinete.

Confira as sugestões de Celite:

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-12

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-13Da linha Multi: diferentes tamanhos de espelho, incluindo a versão com luminária, que deixa o espaço ainda mais elegante | Foto: Divulgação Celite

Área do box

Durante o banho, sabemos que uma área confortável é essencial para os movimentos. Entre as sugestões para montar essa ambientação, o box de vidro transparente é o mais adequado para um banheiro compacto, uma vez que efeitos como fumê ou verde, ainda que translúcidos, criam limitações visuais e isso diminui o espaço.

Ainda no interior do box, uma solução que otimiza o trabalho de impermeabilizar uma área tão reduzida é o Piso Box da Celite, solução para quem busca praticidade e agilidade. Desenvolvido em aço esmaltado vitrificado garante o brilho e a cor idêntica às louças sanitárias para um banheiro sempre impecável. Extremamente resistente, suportando até 300kg, possui material antiderrapante de fácil higienização, diminui os riscos de escorregões no meio do banho e apresenta proteção aos ruídos causados pela queda da água do chuveiro.

*altura x largura x profundidade

celite-traz-inspiracoes-para-produzir-o-ambiente-com-escolhas-precisas-modernas-14
Da linha Europa, 3 opções de tamanhos*:

14 x 90 x 90 cm

14 x 80 x 80 cm

14 x 70 x 70 cm

Foto: Divulgação Celite

Outros dicas valiosas para banheiros pequenos

Iluminação adequada para ampliação de espaço: Apostar na luz difusa pode ser o melhor caminho, pois além de iluminar melhor, evita a formação de sombras, deixando o espaço mais leve.

Deixe rodapés e rodatetos discretos: Esses itens de acabamento do banheiro precisam ter pouco ou quase nenhum contraste com as paredes. Busque rodapés e rodatetos com a mesma cor clara aplicada no ambiente.

Instalação de revestimento e rejunte da mesma cor: Se banheiro tiver azulejos brancos, procure combiná-los com o rejunte da mesma cor, sendo que essa premissa deve valer para qualquer tonalidade escolhida. A ideia é desfazer divisões que podem interromper o limite da visão, expandindo essas superfícies.

Crie linhas horizontais contínuas no projeto: Ao reformar o banheiro, observe se os móveis e faixas de revestimento seguem um alinhamento contínuo na horizontal, sem interrupções visuais. Um exemplo: ao optar por prateleiras, escolha um tamanho que ocupe uma área grande da parede, de ponta a ponta, ao invés de instalar duas prateleiras menores num canto. A proposta é explorar, ao máximo, essas linhas horizontais para obter uma sensação de grandeza e lugares suficientes para espaçar os itens utilizados no dia a dia, deixando a decoração mais leve.


Sobre a Celite

Está presente na memória e na rotina dos brasileiros desde 1941.

Uma das primeiras indústrias de louças sanitárias do Brasil, a Celite foi fundada em 1941, com o nome de Porcelite, em São Paulo. Em 1968, já como Celite, iniciou o processo de expansão para Minas Gerais, inaugurando fábrica em Santa Luzia. Em 1982, com a compra do parque industrial de Recife/PE, transformou-se na mais moderna fábrica de louças sanitárias da América Latina. Em 1988, alçou o grande marco da internacionalização com a construção da Vila Olímpica de Seul e a exportação de peças para Estados Unidos, Canadá e Europa.

Adquirida em 1996 pelo grupo suíço Laufen, que em 1999 passou a pertencer ao grupo espanhol Roca, a Celite faz parte da Roca Brasil, líder no segmento nacional de louças sanitárias. E os investimentos nas plataformas continuam: em 2010, a plataforma de metais, em 2014 de móveis e, em 2018, a fábrica de assentos sanitários.

Nessa jornada, a marca acompanhou a velocidade do dia a dia, aprendendo com a história e se conectando com o futuro. Celite é atenta não só para realidade do mundo atual, como também compreende o comportamento dos brasileiros. A marca combina espírito jovem a credibilidade dos consumidores que a acompanham há tempos. É essa trajetória, de companheirismo e inovação, que permite democratizar a tecnologia e apresentar como o banheiro brasileiro.

Saiba mais em:

Site: www.celite.com.br

Instagram: mundocelite

Facebook: mundocelite

YouTube: mundocelite

Pinterest: mundocelite

Redação Reforma Facilhttps://reformafacil.com.br
Nossa missão é apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida atravéa de informações sobre projetos, produtos, serviços e obras.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

ARTIGOS POPULARES