sábado, junho 25, 2022
InícioAmbientesBanheirosConfira como escolher os elementos certos na composição do ambiente

Confira como escolher os elementos certos na composição do ambiente

Quem não gosta de chegar em casa e tomar um banho renovador? Melhor ainda quando é possível mergulhar em um ambiente que permita esquecer os momentos de estresse do dia a dia.

Os projetos de arquitetura e interiores têm investido nessas sensações únicas, com o intuito de transformar o banheiro numa espécie de refúgio particular.

Por isso, seja em cômodos do tipo spa, ou mesmo os convencionais, de metragens amplas ou até as mais enxutas, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura – com bastante experiência no tema! – compartilham algumas dicas importantes para acertar na reforma desse espaço. Confira!

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-01O banheiro recebeu revestimentos claros, escolha que garantiu uma atmosfera leve e sofisticada ao ambiente. É importante combinar os elementos de forma que criem uma harmonia visual / Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Cubas e bancadas
Cuba de embutir, de encaixe, de sobrepor, de apoio, esculpida na pedra … São tantas as opções que, muitas vezes, os clientes têm dúvidas para escolher o melhor modelo. Por isso, esse acaba sendo um dos pontos mais sensíveis no projeto de banheiros. “Devemos sempre levar em conta a altura desses elementos na bancada. O topo das pias deve ficar com, no máximo, 90cm de altura, o que necessariamente quer dizer que a base de pedra de uma bancada, com cuba de apoio, deve ser mais baixa para que a peça alcance esta medida total”, orienta Priscila. “Já no caso de uma cuba embutida, a pedra deve ser instalada na altura máxima, pois a louça não ultrapassará o limite”, completa.

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-02Duas cubas de apoio, neste banheiro do casal, contribuem para uma rotina mais prática e rápida / Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Banheira
Todo mundo tem o sonho de ter um spa relaxante em casa. No entanto, no caso da escolha da banheira, é necessário ficar de olho nas dimensões do cômodo para que a peça escolhida não torne o ambiente apertado. Além disso, é necessário verificar se a estrutura da laje comporta o peso de uma banheira repleta de água.

Em média, as banheiras pequenas do mercado apresentam medidas de 1,20m x 0,80m (comprimento x largura), mas há diversos outros tamanhos e modelos disponíveis, como as duplas, que são bem mais espaçosas e perfeitas para os momentos de relaxamento de um casal. “O ideal é conversar com o arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto, pois ele indicará a melhor proporção de acordo com o espaço, além de verificar as questões de segurança”, afirma Bernardo.

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-03Mais um exemplo de como a banheira pode proporcionar uma atmosfera única de bem-estar, principalmente em um ambiente bem pensando e composto por elementos acertados / Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Chuveiro
Modelos elétricos, a gás, de parede ou teto, enfim não importa o tipo, o que vale realmente é que o cliente pesquise as diferenças entre eles para definir a tipologia que melhor atenda às expectativas, bem como esteja de acordo com a estrutura da casa ou apartamento. Nesse sentido, um profissional experiente também poderá ajudar com recomendações.

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-04O grande nicho aberto na parede propicia praticidade para acessar os produtos de higiene pessoal durante o banho / Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Metais
Os metais estão divididos em torneiras, com a presença apenas de um registro para a água fria; os misturadores, que apresentam dois válvulas – uma para água quente e outra para a fria; e o monocomando, que com apenas uma alavanca permite a regulagem da temperatura da água. Essa escolha vai depender, principalmente, se a instalação hidráulica dispõe (ou não) de água quente disponível, além da área da bancada e do local de instalação, que pode ser na pedra, na cuba ou na parede. Existem ainda mais modelos modernos que derivam do teto ou do piso.

“Os metais devem ter a saída de água cerca de 10 a 15cm acima da cuba. Assim, os modelos de bica alta são recomendados para as cubas de apoio e, de bica baixa, em cubas de embutir, que podem ser instaladas na mesa ou em cubas esculpidas”, afirmam.

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-05Este banheiro teve a decoração baseada em revestimentos neutros, e recebeu metais e acessórios na cor rose | Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Qual cor escolher?
Falando nisso, também é preciso estabelecer as cores para torneiras, misturadores, chuveiros, duchas, registros, toalheiros e outros acessórios. “A escolha do metal colorido faz relação direta com o estilo do ambiente. Essas peças representam um ponto de destaque, por isso é bom ficar atento. Se o objetivo for deixar a atenção focada em outros elementos, como um revestimento, a orientação é utilizar metais com acabamento cromado” recomenda Bernardo Tressino. “Porém, se a ideia for uma decoração geral, mais neutra e leve no cômodo, então é possível optar por metais de tonalidades como dourada, rose ou preta”, adiciona Priscila.

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-06Neste banheiro, o mix de revestimentos adicionou modernidade e aconchego para a decoração | Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Iluminação
A iluminação deve ser bem distribuída e, de preferência, com a temperatura de cor branco neutro (4000K). Em pontos específicos como espelhos, empregados para maquiagem ou barbear, é interessante contar com uma arandela ou outra fonte de iluminação frontal e difusa que não gere regiões de sombra. Uma dica para criar um ambiente mais relaxante é aplicar a cromoterapia dentro do box ou próximo da banheira. Existem luminárias (e até mesmo duchas), como luzes de led integradas e com variações de cores, como as do tipo RGB.

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-07Este banheiro possui iluminação de led integrada no espelho para facilitar as atividades diárias | Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Box
O vidro do box deve ser temperado para assegurar mais segurança em possíveis acidentes. Também é importante criar uma harmonia entre as ferragens do box com as cores dos metais, como citado acima. “Se a escolha for por uma torneira preta, os acessórios, registros, ducha, corrediças e puxadores do box precisam acompanhar o estilo”, relata Priscila.

A aplicação de acessórios inclui mais conforto no uso do banheiro e entre eles estão os ganchos, toalheiro e papeleiras, que devem ser posicionados sempre próximos ao local de utilização. Em média, as medidas para os elementos do box são as seguintes: ganchos (1,50m de altura), toalheiro (1,20m de altura) e papeleira (65cm de altura e distante 30cm, no máximo, da bacia sanitária). No entanto, caso se trate de moradores com estatura fora do padrão, é possível indicado realizar um projeto personalizado.

confira-como-escolher-os-elementos-certos-na-composicao-do-ambiente-08Pequenos detalhes fazem toda a diferença na decoração do banheiro | Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Sensações
Além das luzes especiais, apostar em sais de banho, aromatizadores, pedras, cristais, plantas, a maciez de toalhas felpudas e itens feitos com materiais naturais, entre outros elementos decorativos, são ótimas pedidas para tornar o ambiente ainda mais leve. O propósito é sempre conceber uma ambientação para que os moradores se desliguem um pouco do mundo lá fora.

Sobre a PB Arquitetura
O escritório é liderado pelo casal Priscila e Bernardo Tressino, desde 2010. Se conheceram na faculdade de arquitetura e juntos somam diversas especializações, com destaque nas áreas de design de interiores e paisagismo. Possuem mais de 10 mil m² de obras realizadas, com a colaboração de equipe 100% formada por arquitetos.

Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Os sócios participam ativamente de todos os detalhes e etapas dos processos, realizados com responsabilidade e dedicação. Marcados por um estilo contemporâneo e criativo, surpreendem por revelar a essência dos clientes com identidades autênticas, agradando desde os mais elegantes até os mais excêntricos.

Para quem valoriza o que há de mais moderno no mercado, o escritório oferece a possibilidade de navegar nos futuros ambientes, através de óculos de realidade virtual e projetos 3D de altíssima qualidade.

Serviço:
PB Arquitetura
End. Alameda Caulim, 115 sala 710
Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Telefone: (11) 2311-1178 / (11) 96202-1731
Instagram: @pbarquiteturanoinsta
Site: www.pbarquitetura.com.br
E-mail: [email protected]

Redação Reforma Facilhttps://reformafacil.com.br
Nossa missão é apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida atravéa de informações sobre projetos, produtos, serviços e obras.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

ARTIGOS POPULARES