As vantagens da reforma

As vantagens da reforma
abril 18 10:26 2011 Imprimir Este artigo

Reformar a casa ou o apartamento dá trabalho, exige investimento e muita paciência, mas a tarefa vale à pena, pois traz modernidade e ajuda a valorizar o imóvel antigo.

 

 

Segundo Bárbara Silva Freitas, diretora financeira e administrativa da Primar Administradora de Bens, antes de começar a reforma é preciso autorização da Prefeitura e até da administradora, no caso de apartamentos e casas em condomínios. Se a obra ampliar a área do imóvel é preciso estar preparado – o valor do IPTU vai aumentar. “Algumas mudanças, como o fechamento da sacada do apartamento com vidro, não implicam em alterações no valor do imposto. O proprietário deve lembrar que no caso dos condomínios as obras devem seguir o padrão disposto na convenção condominial”, aponta.
O padrão estético original da fachada dos prédios não pode ser alterado, nem sequer ser pintado de outra de cor. O ideal é conversar com a administração do condomínio sobre a reforma, para saber o que pode ou não ser feito. “Outro fator importante é contratar profissionais especializados, com a formação adequada, em arquiteto ou engenharia, para criarem um projeto da forma mais segura e otimizada possível, evitando possíveis riscos com a reforma. A planta do imóvel deve ser analisada para verificar onde há vigas ou colunas, tubulações de água e dutos de eletricidade, evitando que eles sejam danificados durante a restauração”, observa.
“Existem muitas regras que devem ser seguidas ao se planejar mudanças estruturais em um imóvel. Os riscos e os custos pela falta de planejamento para reforma quando se contrata somente um pedreiro podem sair muito mais “caros”. Perde-se tempo, otimização de material e espaços no imóvel, além de se correr grandes riscos de acidentes. Por isso é importante uma análise profissional para evitar imprevistos, que podem aumentar ainda mais os gastos com a obra”, destaca.
A vantagem da reforma é a valorização do imóvel. Com os preços dos imóveis novos em alta a restauração é o caminho mais viável, já que modernizar o bem é mais barato do que comprar um novo. “A falta de terrenos em regiões mais nobres também torna a reforma uma opção vantajosa para valorizar o empreendimento, especialmente quando a obra visa aumentar o espaço útil, melhorar a estética e permitir novas utilizações ao imóvel, seja casa ou apartamento”, acrescenta.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário